Estudando Espiritismo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O Católico é diferente do espírita?

Ir para baixo

O Católico é diferente do espírita? Empty O Católico é diferente do espírita?

Mensagem  Ricardo Freitas Ter Jun 12 2012, 12:51

Publicado por Luiz Carlos da Silva em 11 maio 2012 às 19:30 em Kardec On Line
Código:
http://kardeconline.ning.com/profiles/blog/show?id=4717287%3ABlogPost%3A424427&xgs=1&xg_source=msg_share_post

O Católico é diferente do espírita?


O católico vai à igreja para ouvir o sermão do padre.
O espírita vai ao centro espírita para ouvir o sermão do expositor.

O católico vai à igreja por obrigação, para ter a proteção de Deus.
O espírita vai ao centro espírita por obrigação, para ter a proteção dos Espíritos Superiores.

O católico vai a igreja tomar a hóstia porque simboliza o corpo de Cristo e isto purifica a alma.
O espírita vai ao C.E. tomar passe para purificar o Espírito livrando-o dos fluídos pesados.

O católico adora os Santos; São Judas Tadeu, Santo Expedito etc…
O espírita adora os espíritos superiores; Emmanuel, André Luiz, Joana de Angelis etc…

O católico lê a Bíblia antes de dormir.
O espírita lê o Evangelho segundo o espiritismo.

O católico vai à igreja se confessar ao Padre.
O espírita vai ao CE orientar-se com os trabalhadores (só falta confessar os pecados).

O católico morre de medo do inferno.
O espírita morre de medo do umbral.

O católico sonha em morrer e ir para o Céu.
O espírita sonha em desencarnar e ir para o Nosso Lar.

O católico diz que Deus criou o homem a sua imagem e semelhança quando que na verdade foi o homem quem criou um Deus a sua imagem e semelhança.
O espírita diz que o Plano Espiritual é igual a terra (teremos a nossa alimentação, banho, hospitais, transporte coletivo, vida política, poderemos até namorar) quando que na verdade foram os espíritas que criaram um Plano Espiritual a imagem e semelhança da nossa vida terrena.

O católico confia cegamente no que determina o Vaticano.
O espírita confia cegamente no que determina a Federação Espírita Brasileira.

O católico confia cegamente no Papa.
O espírita confia cegamente em tudo que Divaldo Franco diz.


Este é o Espiritismo brasileiro, ou seria “A igreja Espírita Brasileira”


Jesus disse “Meu reino não é deste mundo” o que significa “O mundo ainda não está pronto para recebê-Lo"

Allan Kardec também poderia dizer “O Espiritismo não é deste mundo” o que significa “O mundo ainda não está pronto para o Espiritismo”



Escrito por Luiz Carlos da Silva
Ricardo Freitas
Ricardo Freitas
Espírito Benévolo
Espírito Benévolo

Mensagens : 183
Data de inscrição : 11/06/2012
Idade : 59
Localização : Mogi das Cruzes / SP

Ir para o topo Ir para baixo

O Católico é diferente do espírita? Empty Re: O Católico é diferente do espírita?

Mensagem  Ricardo Freitas Ter Jun 12 2012, 12:56

No texto acima podemos notar que há, sem dúvida, muitas semelhanças entre o Católico e o Espírita.
Entretanto uma análise mais apurada sobre o tema proposto nos fará buscar o que realmente importa, ou seja, o título "Católico" ou "Espírita" não confere privilégios ao seu usuário. Ao contrário, aquele que recebe conhecimento se qualifica para a prova.

"A quem muito foi dado, muito será cobrado". (Lc 12, 48) ...

Cap. XVII ESE

O servo que souber da vontade do seu amo e que, entretanto, não estiver pronto e não fizer o que dele queira o amo, será rudemente castigado. - Mas, aquele que não tenha sabido da sua vontade e fizer coisas dignas de castigo menos punido será. Muito se pedirá àquele a quem muito se houver dado e maiores contas serão tomadas àquele a quem mais coisas se haja confiado. (S. LUCAS, cap. XII, vv. 47 e 48.)

Existe, portanto, uma fundamental diferença entre "ser" e "estar". Frequentar a igreja ou Centro Espírita, receber a hóstia ou receber passes, ouvir sermões ou palestras, representam atividades de quem "está" católico ou "está" Espírita.

Praticar a caridade, não apenas doando o que não lhe é mais necessário, mas dividindo o que se tem dando tudo o que tem pois confia em conseguir novamente o que doou a quem precisava mais;
Colocar com humildade ao lado de quem precisa de alguém que lhe ouça as queixas, e com sabedoria orientar-lhe à oração pedindo auxílio de DEUS;
Amar e perdoar sem restrições, nunca dizendo: "Eu perdoo, mas não quero mais sua amizade!" ou então "Perdoar eu perdoei, mas daqui pra frente eu quero distância.";
Viver o Evangelho em nossos dias, praticando as palavras do ensinamento do Cristo que são lidas e explicadas pelos padres nas igrejas e pelos palestrantes nos C.E.s;
Estas são ações de quem pode se dizer ser Espírita ou ser Católico.

Nossas ações é que determinarão nosso resultado final nas provas da faculdade da vida terrena.
Deixar passar a oportunidade de "Ser", acreditando bastar "estar" Espírita e acordar no plano espiritual declarando-se "Eu fui Espírita, frequentava o centro Espírita e tomava passes..." não vai nos ajudar em muita coisa.

Somos responsáveis pelo que fazemos, e não praticar o mal já é um bom negócio, mas o que responderemos quando nos perguntarem:

"Que bom que não praticou o mal. E o que fez para o bem dos seus semelhantes?"

Portanto não importa se há semelhanças entre Católicos e Espíritas, isso não é um campeonato ou disputa qualquer entre grupos "rivais". Somos todos irmãos em busca da evolução, e parte dela está diretamente ligado ao desprendimento e à caridade.
Ricardo Freitas
Ricardo Freitas
Espírito Benévolo
Espírito Benévolo

Mensagens : 183
Data de inscrição : 11/06/2012
Idade : 59
Localização : Mogi das Cruzes / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos