Estudando Espiritismo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O Ensinamento moral...

Ir para baixo

O Ensinamento moral... Empty O Ensinamento moral...

Mensagem  Ricardo Freitas Qui Jun 14 2012, 14:19

Tenho tido frequentemente a oportunidade de conversação aberta com amigos espíritas, mas também com pessoas que comungam os ensinamentos de outras religiões.

De forma aberta e sem preconceitos, procuro pautar minhas dissertações a respeito do ensinamento moral deixado pelo Cristo, visto que nossas crenças diferem a respeito do conceito de vidas regressas, reencarnação, e outros aspectos, que divergem quanto a consciência da individualidade do Espírito logo após o momento do desligamento do corpo físico e sua consequente destinação ao paraíso, inferno ou purgatório, ou então seu adormecimento até o momento de um julgamento pelo qual todos os "mortos" hão de passar...

O que costumo deixar claro é o que consta no Evangelho Segundo o Espiritismo, no item I - Objetivo desta Obra:

"Podemos dividir as matérias contidas nos Evangelhos em cinco partes: os atos comuns da vida do Cristo; os milagres; as profecias; as palavras que serviram para o estabelecimento dos dogmas da Igreja; o ensino moral. Se as quatro primeiras partes têm sido objeto de discussões, a última permanece inatacável. Diante desse código divino, a própria incredulidade se curva. É o terreno em que todos os cultos podem encontrar-se, a bandeira sob a qual todos podem abrigar-se, por mais diferentes que sejam as suas crenças. Porque nunca foi objeto de disputas religiosas, sempre e por toda parte provocadas pelos dogmas."

Essa afirmação é bastante forte, pois o ensinamento moral não se discute, nele todas as crenças se baseiam, criando a partir desse código de ética e conduta os pilares para a convivência em sociedade.

Após ler esse trecho do livro, tive a confirmação de um antigo pensamento, do qual há muito tempo me utilizava em conversas amigáveis, de que não há religião que pregue o egoismo, a avareza, a ganância ou qualquer outro sentimento ou conduta que venha ferir a integridade ou os direitos de nossos semelhantes. Ao contrario, somos impelidos a cultivar o amor e o perdão, praticar a caridade e o desapego, etc...

Com esse raciocínio podemos concluir que, praticando os Ensinamentos Morais do Cristo, todos, independentemente da crença, terão vivido em conformidade com os ensinamentos de Jesus.
Ricardo Freitas
Ricardo Freitas
Espírito Benévolo
Espírito Benévolo

Mensagens : 183
Data de inscrição : 11/06/2012
Idade : 59
Localização : Mogi das Cruzes / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos