Estudando Espiritismo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

1ª Aula - A) Espiritismo; B) Espiritismo e Espiritualismo; C) Espiritismo

Ir para baixo

1ª Aula - A) Espiritismo; B) Espiritismo e Espiritualismo; C) Espiritismo Empty 1ª Aula - A) Espiritismo; B) Espiritismo e Espiritualismo; C) Espiritismo

Mensagem  Ricardo Freitas Ter Jun 12 2012, 13:47

A) Espiritismo - Antecedentes da Codificação
B) Espiritismo e Espiritualismo
C) Espiritismo: Ciência, Filosofia e Religião
____________________________________

A) Espiritismo - Antecedentes da Codificação
´
Fenômenos Espíritas estão presentes desde épocas remotas, entre povos selvagens ou civilizados. Tais interferências caracterizam-se por diferenciarem-se como "casos esporádicos" nas origens das civilizações, e como "uma invasão espiritual organizada" nos tempos mais recentes , com o objetivo definido de preparar o ambiente para a "Terceira Revelação"
O marco inicial da História do espiritismo é fixada quando da ocorrência do fenômeno das "mesas girantes", na França, em paralelo aos acontecimentos ocorridos a partir de 31 de março de 1848 no vilarejo de Hydesville, em Rochester nos Estados Unidos.

Emmanuel Swedenborg é considerado um dos precursores do do Espiritismo. Médium vidente de grande potencialidade era dotado de "vidência à distância", capaz de emancipar a alma do corpo indo buscar informações em locais distantes e retornando com o relato do que se passara em tais locais. Swedendorg afirmou a pluralidade dos mundos habitados e que "anjos" e "demônios" eram Espíritos que haviam vivido na Terra, sendo respectivamente espíritos mais evoluídos e atrasados em evolução moral.

O Pastor Edward Irwin desenvolveu um grupo fechado de estudos em 1830 1833 que levou a manifestações internas, entretanto em 1831 ocorreram boatos sobre fenômenos ocorridos com membros em suas residências e até mesmo durante a celebração na igreja.

Na mesma época, na comunidade do "Shakers" nos EUA, ocorreram ouros fenômenos espíritas. Sinais de aviso seguidos pela obsessão em quase toda a comunidade do Shakers eram notados. Normalmente os visitantes eram Espíritos de índios Peles Vermelhas que vinham em grupo. Tais fenômenos foram estudados por F.W. Evans e seus companheiros, chegando a conclusão que os índios não vinham ensinar, mas sim aprender. As visitas continuaram por sete anos, e quando foram embora os Espíritos avisaram que voltariam, e que à época realizariam uma "invasão no mundo". Quatro anos depois começaram os fenômenos das batidas em Hydesville.

Andrew Jackson Davis tinha somente a escola primária, porém, portador de clarividência e audividência, das quais vozes ouvia bons conselhos. ANtes de completar 20 anos havia escrito um dos livros mais profundos e originais de filosofia já publicados até então, evidenciando uma prova clara de ter sido apenas um canal pelo qual o vasto conhecimento espiritual contido no livro pudesse passar do mundo espiritual para o mundo físico.

Os fenômenos das batidas em Hydesville, em 1848, ocorreram na casa humilde da família Fox. De formação religiosa Protestante, os Fox foram surpreendidos com ruídos de arranhaduras, que com o tempo intensificavam-se, e assustavam as crianças Margareth, 14 anos, e Caterine (Kate), de 11 anos.
Em 31 de março de 1848 com grande manifestação de sons Kate decide desafiar o mistério através de palmas. A cada palma de Kate ouvia-se a resposta com uma batida. A menina perguntou se as pancadas eram feitas por um espírito, e se fossem deveriam ser dadas duas batidas. Com a resposta afirmativa estabeleceu-se então a telegrafia espiritual.
Um vizinho dos Fox, chamado Duesler, utilizou o alfabeto para obter respostas mais rápidas, e conseguiu saber que ali havia ocorrido um crime. Este episódio não teve a intensão de punir o culpado, mas sim convencer a todos sobre a imortalidade da alma. O Fox, renegados pela igreja, preferiam renunciar à crença Protestantista a negar os fenômenos espirituais dos quais foram testemunhas.

Estimulados pelos acontecimentos em Hydesville começaram a ocorrer grande número de manifestações realizadas por médiuns que por toda a parte saiam do anonimato. Gradativamente ocorreu a chamada "invasão dos Espíritos. Os Espíritos sugeriram então uma nova maneira de se comunicarem, entretanto, movidos pela curiosidade do desconhecido, aumentavam nas reuniões as perguntas frívolas e mesas eram movidas em todos os sentidos e chagavam alcançar o teto, constituindo grande atração da sociedade nos salões parisienses. As "Mesas Girantes" foram uma forma escolhida pelos Espíritos para despertar consciências para a imortalidade da alma e preparar para o recebimento do "Consolador".

Aos 50 anos, Hippolyte Léon Denizard Rivail, estudioso de fenômenos psíquicos e do magnetismo de grande respeito na França devido a suas qualidade morais e intelectuais, ouvindo falar das mesas girantes, atribui tais fenômenos ao magnetismo impregnado as mesas, e tendo conhecimento da existência de algo inteligente por detrás, admitiu a hipótese da atuação do mundo espiritual.

Metodicamente, durante anos, dedicou-se a elaboração da Doutrina Espírita, adotando o nome Allan Kardec como Codificar. Passada a fase de curiosidade sobre fenômenos a Codificação Espírita abriu caminho para os estudos mais sérios e a necessidade de elevação moral.

Guiados pelos Espíritos que os assistem, os homens puderam iniciar uma nova fase do caminho do crescimento espiritual e moral através de uma filosofia fundamentada nos princípios cristãos.


Última edição por Ricardo Freitas em Ter Jun 19 2012, 08:31, editado 3 vez(es)
Ricardo Freitas
Ricardo Freitas
Espírito Benévolo
Espírito Benévolo

Mensagens : 183
Data de inscrição : 11/06/2012
Idade : 59
Localização : Mogi das Cruzes / SP

Ir para o topo Ir para baixo

1ª Aula - A) Espiritismo; B) Espiritismo e Espiritualismo; C) Espiritismo Empty 1ª Aula - B) Espiritismo e Espiritualismo

Mensagem  Ricardo Freitas Ter Jun 19 2012, 08:20

A) Espiritismo - Antecedentes da Codificação
B) Espiritismo e Espiritualismo
C) Espiritismo: Ciência, Filosofia e Religião
____________________________________

B) Espiritismo e Espiritualismo


Allan Kardec, ao codificar a Doutrina Espírita, criou os vocábulos Espiritismo e espírita, distintos de Espiritualismo e espiritual, afim de definir com mais clareza e precisão dos conceitos básicos pelos quais se deve entender o Espiritismo.
Espiritualismo defini-se por doutrina filosófica que entende o Espírito como substância de toda realidade e baseia-se na existência de Deus e da alma, opondo-se ao Materialismo, que entende como substância única a matéria.
Dessa forma o Espiritismo adequa-se à doutrina filosófica do Espiritualismo identificando-se quanto ao gênero, entretanto quanto a sua especificidade vai mais adiante, ao que acrescenta-se os seguintes princípios básico:

1. Possibilidade de comunicação entre o mundo espiritual e o mundo material;
2. Pluralidade das existências;
3. Pré-existência e imortalidade da alma;
4. Justiça natural: as penas e recompensas nada mais são que consequência natural de ações praticadas;
5. Progresso infinito do Espírito.
Ricardo Freitas
Ricardo Freitas
Espírito Benévolo
Espírito Benévolo

Mensagens : 183
Data de inscrição : 11/06/2012
Idade : 59
Localização : Mogi das Cruzes / SP

Ir para o topo Ir para baixo

1ª Aula - A) Espiritismo; B) Espiritismo e Espiritualismo; C) Espiritismo Empty 1ª Aula - C) Espiritismo: Ciência, Filosofia e Religião

Mensagem  Ricardo Freitas Ter Jun 19 2012, 08:21

A) Espiritismo - Antecedentes da Codificação
B) Espiritismo e Espiritualismo
C) Espiritismo: Ciência, Filosofia e Religião
____________________________________

C) Espiritismo: Ciência, Filosofia e Religião


O Espiritismo se diferencia de toda e qualquer ramificação Espiritualista por não possuir "dogmas", mas sim basear-se fundamentalmente na razão e nos fatos. Dessa forma considera-se que o Espiritismo é uma Doutrina Tríplice, tendo em sua estrutura a Ciência, Filosofia e Religião.

Ciência - por ser fundamentada em idéias organizadas sistematicamente a partir de fatos, fenômenos mediúnicos e manifestações diversas, analisadas por método experimental.

Filosofia - por abranger em sua temática, objetos de conhecimento que estão além da experiência sensível, como a existência de Deus, princípios do Universo, e outros. Para tanto emprega o método racional.

Religião - por ter como finalidade a restauração do Evangelho e prática dos princípios cristãos. Contudo, embora seja de essência religiosa, o Espiritismo não se vale de formalismos exteriores, práticas sagradas, rituais ou técnicas coletivas,mas uma busca interior consciente da religiosidade.

Esses três pilares do Espiritismo estão definidos na Codificação de Allan Kardec respectivamente em: O Livro dos Médiuns, O Livro dos Espíritos e O Evangelho Segundo o Espiritismo.
Ricardo Freitas
Ricardo Freitas
Espírito Benévolo
Espírito Benévolo

Mensagens : 183
Data de inscrição : 11/06/2012
Idade : 59
Localização : Mogi das Cruzes / SP

Ir para o topo Ir para baixo

1ª Aula - A) Espiritismo; B) Espiritismo e Espiritualismo; C) Espiritismo Empty Re: 1ª Aula - A) Espiritismo; B) Espiritismo e Espiritualismo; C) Espiritismo

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos